espaço de arquitectura . portal de arquitectura portuguesa - projectos de arquitetos - materiais - publicações - bolsa de emprego - directorio de empresas e arquitetos. Página dedicada a todos os arquitectos, onde se pode efectuar pesquisa de concursos de arquitectura, bolsa de emprego, publicações, directorio de empresas, novos materiais, congressos e feiras e links de associações e entidades da area. architecture competitions

Francisco João Silva E Ana Rita Gomes

UNRUIN - RETHINKING DEAD SPACE

Porto . Portugal . 2014


contacto

 

Com o comprimento de 1.5 quilómetros, a rua do Bonjardim, no Porto, foi outrora uma das principais artérias de expansão urbana da cidade. Com as suas origens no século XIII, tinha na altura um papel vital, ligando o Porto a outras regiões do Norte de Portugal. Sendo um dos meios de expansão, habitação e pequeno comércio entre outras actividades que rapidamente dinamizaram o local. Sendo uma via medieval, os edifícios de pequena escala contiveram a rua do Bonjardim, limitando a sua largura da a uma média de 5.5 metros. Actualmente, apesar de localizada na “baixa histórica” do Porto e ligada a locais nucleares como a estação de S. Bemto e o interface da Trindade, a rua do Bonjardim está a degradar-se, vítima da sua própria escala e da rápida deterioração urbana. O êxodo da população para outra áreas está progressivamente a transformar a rua num local abandonado. A falta de estratégias de reabilitação e a drástica redução das actividades comerciais estão a contribuir para uma cada vez mais intensa degradação dos edifícios ao longo da rua e, consequentemente, a possibilidade de utilização dos mesmos.

 

Esta rua não pode desempenhar o papel que anteriormente possui, pois já não é nem uma artéria de expansão nem um local de elevada utilização pública. Restaurar a sua importância e identidade requer outro tipo de esforço, que potencie a possibilidade de criação de relevância para este local em relação ao seu contexto no qual se insere. Ao introduzir espaços públicos relacionados entre si, com programas específicos que ainda não são muito comuns no Porto, a rua ganharia outro tipo de importância dentro das actividades sociais urbanas. No entanto, em vez de destruir blocos edificados integralmente ou renovar espaços públicos na proximidade, a estratégia de revitalização implicaria a utilização de edifícios abandonados localizados ao longo da rua de forma a permitir a inserção de um programa contínuo de espaços públicos. Nas próprias ruínas, estes novos espaços funcionariam como pontos de agregação, tentando atrair todo o tipo de pessoas e faixas etárias. Divididos em seis programas principais, o novo sistema introduziria actividades que se têm tornado relevantes para a sociedade do Porto. Espaços de desporto, de exposição, de performances, miradouros, espaços para relaxar e outros usos seriam o meio para reabilitar a actividade da rua. Misturar estes espaços com a renovação da rua poderia significar um esforço simples e económico de integrar novos programas em espaços já existentes.

 

Na tentativa de manter uma leitura de continuidade ao longo da rua, a materialidade dos espaços seria também contínua. Com o intuito de reduzir custos e de dar uma nova imagem à rua, tudo seria construído em madeira. Este material, já utilizado em vários edifícios lá presentes, encaixaria facilmente no lote tipicamente estreito e comprido desta zona do Porto. Como uma estratégia contra o abandono e a degradação, estes espaços só funcionariam durante o dia e tentariam proporcionar a sensação de espaço exterior dentro das ruínas.

 

Esta estratégia é a proposta de um novo entendimento daquilo que pode ser a potencialidade do espaço público e da renovação de estruturas já existentes, misturando nova arquitectura em malhas urbanas já consolidadas e adicionando novos programas relevantes para a sociedade.

 


ARQUITECTURA

Francisco João Silva E Ana Rita Gomes

 

Francisco João Ferreira da Silva

Rua do Panorama, 122

4405-259 Canelas – Vila Nova de Gaia, Porto

telefone: 917013863

e-mail: fxico91@hotmail.com

 

Ana Rita Correia Gomes

Rua Tomaz Ribeiro, 654

4450-295 Matosinhos, Porto

telefone: 919134935

e-mail: anarita_cg@msn.com