espaço de arquitectura . portal de arquitectura portuguesa - projectos de arquitetos - materiais - publicações - bolsa de emprego - directorio de empresas e arquitetos. Página dedicada a todos os arquitectos, onde se pode efectuar pesquisa de concursos de arquitectura, bolsa de emprego, publicações, directorio de empresas, novos materiais, congressos e feiras e links de associações e entidades da area. architecture competitions

Gustavo da Gama

planeamento urbano, Nevogilde na Foz do Douro

 Porto . Portugal . 2009

 

contacto

 

Introdução:

 

A Freguesia de Nevogilde é constituída maioritariamente por edifícios contemporâneos, havendo alguns focos de habitações do início do século, em que podemos ver o tipo de habitação inicialmente naquela zona.

 

Até aos nossos tempos, só se mantiveram as habitações e arruamentos que se situam perto das áreas , que mais evoluíram a Oeste com a expansão da cidade do Porto como a Avenida de Boavista ou a Avenida Marechal Gomes da Costa , em que é predominante a habitação de luxo que data do inicio do século XX.

 

As restantes devido ao seu carácter rural e com funções mais agrícolas, pois a freguesia era quase na sua totalidade uma zona de cultivo de diversos produtos hortícolas, foram deixadas ao abandono dando lugar a novas habitações unifamiliares, de carácter também rural.

 

Estas novas habitações surgem a partir quer de restauro do antigo quer através da construção de raiz.

 

Um dos poucos vestígios da arquitectura que datam do inicio do século VXIII é a Igreja de Nevogilde que pela sua dimensão reforça ainda mais o carácter rural da zona de então.

 

Projecto.

 

Na cadeira de Projecto III, vertente Planeamento , tive a oportunidade de estudar o planeamento urbano, mais concretamente o espaço público. A partir daqui pretendo estudar e aprofundar os meus conhecimentos sobre o papel do espaço público na arquitectura, de que forma as apropriações formais ou informais , formuladas pela população para satisfação das suas próprias necessidades, influenciam a Arquitectura. Constatamos por vezes que existem “vazios ou alargamentos da estrutura urbana e que, com o tempo foram apropriados e usados. ...estes espaços nunca adquirem significação igual ao da praça porque não nasceram como tal”, só tardiamente é que foram incorporados como “parte obrigatória do desenho urbano nos séculos XVIII e XIX “ (in Morfologia urbana e desenho da cidade , JOSÉ MANUEL RESSANO GARCIA LAMAS , p. 102 ) A proposta para a área a intervir , consiste num conjunto de habitações unifamiliares interligadas por um espaço verde semi-privado e diversos caminhos pedonais.

 

Procurei referências quer tipológicas quer morfológicas durante a execução do trabalho , a minha pesquisa recaiu sobre aspectos que me ajudassem a entender e a trabalhar as relaçoes do espaço público com a habitação e as apropriações do público e os modos de vivência,

 

Pretendeu-se através da intervenção urbana, cerzir as diversas realidades com as quais nos fomos deparando ao longo do ano. Na área escolhida por mim, pretendi rematar uma parcela do terreno descuidada e de carácter rural e com limites próximos do pré-existente. Consiste num conjunto de nove habitações unifamiliares de dois pisos, que delimitam visualmente um espaço verde semi-privado, onde no seu interior se situa um lago que serve de elo entre as diversas habitações assim como os diversos percursos pedonais no interior da mesma zona verde. Pretendi revitalizar o espaço quer através da habitação quer através da criação do espaço verde de modo a criar dinamismo numa área que outrora era desprovida de qualquer identidade urbana. Pretendeu-se que a habitação estivesse em comunicação com o espaço público desde o momento em que se entra , se vive o espaço e se sai. A criação de espelhos de água no interior permite recriar oque existe no exterior, havendo luz natural em toda a envolvência assim como a água, que está presente na proposta através de um lago artificial.

 

ARQUITECTURA

Gustavo da Gama

 

Projecto Académico 5º Ano, Universidade Lusíada de V.N.Famalicão 2009

 

 

 @.

 arzich@hotmail.com