espaço de arquitectura . portal de arquitectura portuguesa - projectos de arquitetos - materiais - publicações - bolsa de emprego - directorio de empresas e arquitetos. Página dedicada a todos os arquitectos, onde se pode efectuar pesquisa de concursos de arquitectura, bolsa de emprego, publicações, directorio de empresas, novos materiais, congressos e feiras e links de associações e entidades da area. architecture competitions

DESIGN, SUSTENTABILIDADE E SOLUÇÕES À MEDIDA COM TETOS ARMSTRONG

 

Localizada em Rezé, a “CITÉ DE LA FORMATION SANTÉ-SOCIAL MARION CAHOUR” (CIDADE MARION CAHOUR DE FORMAÇÃO NAS ÁREAS SOCIAL E DA SAÚDE) pretende agrupar 900 estudantes nas áreas social e da saúde, que até agora se encontravam repartidos por quatro locais da região de Nantes. Para esta construção com 8.650 m², os gabinetes de arquitetura “MICHEAU HERVÉ ARCHITECTES” e “AJT ARCHITECTURE” selecionaram os tetos do fabricante ARMSTRONG, o único a propor soluções multimateriais sob medida. As gamas “METAL” e “MINERAL” aplicadas na obra contribuem para proporcionar um local de ensino que é atraente no quotidiano, favorecendo a aprendizagem e respeitando o bem-estar dos estudantes e da equipa docente. Extremamente modernas e otimizando o conforto acústico e visual daqueles que ocupam o espaço, as referidas placas revestem os tetos do estabelecimento de ensino:

 

Soluções para tetos minerais: ULTIMA+SL2, o bem-estar antes de tudo!

Com um desempenho acústico de 0,65 αw, a linha ULTIMA+SL2 representa um compromisso entre a absorção e redução dos ruídos de ambiente. Esta solução facilita a concentração dos estudantes e as trocas nas salas de aula. A sua cor “branco azulado” e a superfície mate com uma textura fina refletem 87 % da luz, sem qualquer efeito de brilho. A luz natural é maximizada, favorecendo o conforto visual dos ocupantes da sala, e apresentando uma taxa de economia de energia de cerca de 15 % para o Conselho Regional. Com a classificação de A+ graças à sua fraca taxa de emissão de COV (Compostos Orgânicos Voláteis) e com uma superfície de acordo com a norma ISO 5, a linha ULTIMA+SL2 melhora a qualidade do ar interior.

 

 

O arquiteto teve ainda um cuidado especial com a estética das salas de aula. Colocou em obra os painéis de banda ULTIMA+ SL2, para tornar os espaços maiores e oferecer uma sensação de amplitude. O detalhe das bordas da estrutura SL2 apresenta um acabamento oculto, para um estilo monolítico de belo efeito.

 

Soluções para tetos metálicos: a estética moderna do material expandido

 

As soluções da linha METAL EXPANDIDO RB55 distinguem-se pela malha alveolada de grandes dimensões, que é obtida com a ajuda de placas de aço estiradas durante o fabrico. Conjugadas com um painel acústico colorido, oferecem uma estética contemporânea e uma acústica ideal a cada ambiente (zona de receção, zonas de circulação e zona de restauração). O arquiteto joga com os matizes e transparências dos tetos arejados, que fazem com que o visitante mergulhe num universo animado de design:

 

- a zona de receção no rés do chão é decorada com placas de metal branco e um painel negro. As dimensões retangulares do METAL EXPANDIDO RB55 (1200 x 600 mm) e os dois tons contrastantes conferem ritmo ao teto e marcam a identidade do edifício desde o momento em que se passam as portas. Este casamento reduz igualmente a reverberação do som, permitindo manter um pé direito de 8 metros.

 

- as zonas de circulação estão dotadas de soluções METAL EXPANDIDO RB55 600 x 600 mm. Com cores idênticas às da receção, asseguram uma continuidade com este espaço amplamente aberto. Dependendo da posição de cada pessoa nesse espaço, as dobras de metal parecem estar em movimento, oferecendo um aspeto visual original: branco e negro sob o teto, ou totalmente branco, se o olhar for mais longínquo.

 

- A zona de restauração, com uma capacidade máxima para 300 pessoas, tem também placas de METAL EXPANDIDO RB55 600 x 600 mm. A tonalidade mais escura do teto está em harmonia com os trabalhos de carpintaria e o mobiliário de tons brancos e verdes. Os sistemas de aquecimento brancos brilhantes estão integrados ao longo do teto para otimizar o espaço.

 

- As placas de METAL EXPANDIDO RB55 estão equipadas com painéis acústicos. Este sistema completo permite reduzir os ruídos diários produzidos durante os intervalos para refeições (conversas, louça, etc.). Quer os estudantes, quer o pessoal, podem desfrutar de um momento de verdadeiro relaxamento.

 

 

Obra: Cidade Marion Cahour de formação nas áreas social e da saúde

Atelieres de arquitetura: Micheau Hervé Architectes - AJT Architecture

Engenharia acústica: ITAC

Instalador: VALLÉE SAS

Soluções Armstrong utilizadas: placas ULTIMA+ SL2 - soluções METAL EXPANDIDO RB55

Fotografia: © Vincent Uettwiller

 

Mais informações: www.armstrongtectos.pt