espaço de arquitectura . portal de arquitectura portuguesa - projectos de arquitetos - materiais - publicações - bolsa de emprego - directorio de empresas e arquitetos. Página dedicada a todos os arquitectos, onde se pode efectuar pesquisa de concursos de arquitectura, bolsa de emprego, publicações, directorio de empresas, novos materiais, congressos e feiras e links de associações e entidades da area. architecture competitions

michele gambato architetto

CASA INÊS

Maia, Portugal . 2013


contacto

 

Descrição:

Localização

Este estúdio (apartamento dem divisões) de 24m2 está localizado em Pádua, Itália, no Ghetto histórico, num denso tecido urbano, no último andar de um antigo edifício. É um perfeito exercício para estudar cada espaço existente na casa.

 

Desafios

Houve imensos desafios neste projecto. Para além do espaço limitado, havia apenas uma janela, situada na parte superior da parede sem possibilidade. O tecto não é completamente plano, estando inclinado para baixo, como se fosse o tecto de um sótão. A inclinação do tecto começa com 3.20m e acaba com menos de 1m.

 

Paris

Quando eu trabalhei em Paris durante 4 anos, morei num pequeno apartamento de 17m2. Aprendi a entender o quão importante é usar o espaço de forma cuidadosa e apenas ter as coisas importantes. Num espaço pequeno é importante termos a oportunidade de viajar, olhando para o exterior sem barreiras visuais.

 

Solução

A minha ideia foi criar o máximo de soluções possiveis. Projectei o espaço de maneira que não é possivel observá-lo por completo imediatamente. Tem de se explorar o espaço, descobrir todos os possiveís espaços de armazenamento que estão ocultos.

 

Zonas

Em primeiro lugar decidi dividir o apartamento por zonas, entrada, cozinha, sala de jantar, de estar, de dormir e de vestir.

 

Um novo andar

Na sala de jantar criei um novo andar com 70cm de altura para ser possível olhar pela janela, pois tem uma vista incrivel da cidade, da catedral e da basílica.

Separei a zona com estante onde também se pode sentar. As escadas para este novo andar têm compartimentos para arrumação.

 

Caixa

O espaço que está no nível inferior, usei para esconder uma caixa deslizante, que desliza para conceber a sala de estar e dormir. Esta caixa tem DUPLA FUNCIONALIDADE dependendo do quanto se puxa, se puxar até 1m é um sofá, e se puxarmos a caixa por completo é uma cama de casal muito confortável.

Em todo o perímetro da zona de estar e de dormir construí armários e roupeiros, o espaço central deixei vazio.

 

Banco Pequeno

Os armários da cozinha foram construídos até ao tecto. Para ser de fácila acesso às prateleiras superiores, concebi um banco embutido desdobrável. Concebi outro idêntico que coloquei na casa de banho debaixo do lavabo para abrira a pequena janela e apreciar a vista.

A porta da casa de banho está instalada numa moldura com pivô, podendo assim abrir para ambos os lados, de um dos lados coloquei um espelho de corpo inteiro.

 

Luzes

Para adicionar linhas diferentes para cada zona criei diferentes tipos de luzes. A sala de jantar é a mais luminosa. Tem luz natural vinda da janela. A sala de estar e de dormir é mais privada, tem um tipo de luz mais tranquila. Ao lado da cama , no canto, coloquei um painel com luzes neon para criar uma atmosfera diferente à noite. Os guarda-roupas no fim do espaço têm pequenas luzes instaladas na parte interior.

 

Materiais

O material utilizado para o pavimento foi concreto mate em cinza. O mobiliário foi realizado em madeira pintada de branco, no mesmo tomm do resto da casa para criar a ilusão de um espaço amplo.

 

Muitas Possibilidades

O design e o mobiliário dão imensas possibilidades de arranjo. Alguns OBJECTOS ESCONDIDOS, outros com DUPLA FUNÇÂO, dando assim a oportunidade de explorar e descobrir. Ao mesmo tempo o design não é o mais importante mas sim a FUNCIONALIDADE, para a pessoa que habita o apartamento. No final faz com que o cliente que aqui viva se sinta confortável e que possa torná-lo num espaço muito pessoal


 



ARQUITECTURA

michele gambato architetto, mgark

 

w.

www.mgark.it

 

@.

infomik@mgark.it

 

m.

via S.Biagio, 8

I - 35121 Padova - Italia